Todos somos espíritos em evolução, então, após assistir as reuniões públicas, precisamos ter vontade para mudar nossas atitudes, ler os livros indicados pela Doutrina e fazer a Limpeza Psíquica nos horários indicados. Por Felino Alves de Jesus.

Trajetória Evolutiva - Por Felino Alves de Jesus

O Universo, todo ele, resume-se, basicamente, em Força e Matéria.

O movimento evolutivo de tudo o que existe no Universo, inclusive daquilo que, à apreciação do Homem, parece ser ínfimo e desprezível, é contínuo e ininterrupto, função definida do parâmetro Tempo.


No início da trajetória evolutiva, a matéria é densa, pesada, dos seus mais primitivos estados, enquanto que, paralelamente, a Força (Inteligência) a animá-la é mínima. À proporção que as manifestações inteligentes vão aumentando, a densidade material vai diminuindo, isto é, a Matéria de que se serve a Força torna-se mais leve, mais diáfana.

No ponto P, por exemplo, que se supõe o estado evolutivo atual de um determinado ser ou coisa, o valor gráfico da Força animadora é dado pelo vetor OF, enquanto que o estado da Matéria de que se serve esta partícula da Força (Inteligência Universal) nos é indicado pelo vetor OM.
Observe-se, ainda, pelo exame do gráfico simbólico que, durante o movimento evolutivo contínuo, o valor da Força animadora cresce sempre, tendendo para o infinito, isto é, tendendo a confundir-se com a Inteligência Universal (Absoluta), e que, paralelamente, a Matéria se torna sempre mais leve, mais diáfana, tendendo a anular-se definitivamente, o que se dará no momento transcendente em que a Força animadora alcançar a Inteligência Universal (Absoluta) e com ela confundir-se in totum.

Este momento supremo é de compreensão ainda impossível para o limitado campo de lucidez intelectual dos habitantes do planeta Terra.

Trajetória Evolutiva
Por Felino Alves de Jesus

Fonte: